Tuesday, March 25, 2014

A Criação do Universo Particular


Segundo Osório, a adolescência é a etapa evolutiva onde se cristaliza o processo de aquisição da individualidade, a criação do seu próprio universo.  Participar e presenciar a transformação de um ser exige cuidados.

A aparente rejeição e o afastamento dos pais surgem da necessidade de novos paradigmas. A formação de grupos afins é uma característica da fase, onde trocam experiências e buscam uma ajuda mútua, se caracterizam de forma semelhante. A busca da aceitação em um grupo distinto do seio familiar é uma etapa que exige cautela, já que ainda não possuem limites pessoais para adquirir o seu espaço entre “iguais”.

Durante este período, a presença referencial dos pais e da escola importante, pois recorda aos adolescentes os valores e limites que se conhece. Valorizar o que eles têm a dizer é uma forma de abrir as portas para o diálogo, assim como a valorização das condutas positivas é uma forma de ajuda-los a reconhecer o que estão construindo como identidade.

Em alguns casos, os pais se sentem inseguros e despreparados para as indagações e as diversas fases de transformação pelas quais os adolescentes passam até se encontrarem como indivíduo perante a sociedade. Nestes casos, o auxílio de um profissional é bem vindo para orientá-lo como proceder diante das posturas do adolescente e/ou para auxiliar o adolescente a percorrer esse caminho de uma forma menos árdua.

Depois de se identificar como um indivíduo distinto dos seus familiares e com as suas diferenças perante a sociedade, o adolescente não precisa mais de roupas ou atitudes de um determinado grupo para identificá-lo.  Ele agora adquiriu a sua personalidade, composta de todos os aprendizados que obteve neste ou naquele grupo que frequentou, e deve estar ciente que também poderá muda-la no decorrer de novas experiências.

No comments:

Post a Comment