Thursday, January 8, 2015



ALCOOLISMO
“A PATIR DESDE ANO NOVO NÃO BEBO MAIS”


O inicio de ano é um momento muito propício para tomada de novas decisões.Achegada de mais um  ano repleto de esperanças e novas oportunidades para todos faz com que a maioria das pessoas façam planos de mudanças de  velhos hábitos e comportamentos. É nesta hora  que se houve aquelas frases “ A partir  desse ano eu não BEBO MAIS!

È assim que se descobri que deixar de lado a bebida alcoólica não é  simples assim!

 Sabemos que o álcool é disparado a drogas que mais prejuízo tem causado a sociedade, seja na dimensão social ou na Saúde publica, causando conseqüências irreparáveis a sociedade de um modo geral. Ai fica uma pergunta. Porque ela causa tantos danos? Eu, particularmente, penso que é devido ser uma droga licita, e porem transformou-se numa droga social, que muitos iniciam-se em idade precoce. Por ser também uma droga licita, torna-se impossível o controle, a fiscalização por fim, a aplicação da Lei.

A palavra alcoolismo é conhecida de todos. São poucos, porém, que sabem exatamente o seu significado. Portanto, vamos lá.

O alcoolismo, também conhecido como “síndrome da dependência do álcool”, é uma doença caracterizada pelos seguintes elementos:Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber;Perda de controle: a inabilidade freqüente de parar de beber, uma vez que a pessoa já começou;Dependência física: a ocorrência de sintomas de abstinência, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se pára de beber após um período bebendo muito. Tais sintomas são aliviados bebendo álcool ou tomando outra droga sedativa;tolerância: a necessidade de aumentar a quantia de álcool para sentir-se “alto”.

A natureza do tratamento depende da gravidade do alcoolismo do indivíduo e dos recursos disponíveis na comunidade. O tratamento pode incluir a desintoxicação (o processo de retirar o álcool do sistema de uma pessoa com segurança); tomar medicamentos receitados pelo médico para ajudar a evitar o retorno à bebida, uma vez que já parou; psicoterapia individual e/ou em família.

Há tipos de tratamentos promissores que ensinam a recuperar dependentes de álcool e a identificar situações e sentimentos que levam à necessidade de beber e de descobrir novas maneiras de lidar com a ausência do álcool. Quaisquer destes tratamentos podem ocorrer tanto em um hospital, como em sua própria residência  (o paciente fica em sua casa e vai às consultas,  nos  dias determinados).

O envolvimento com a família é importante para a recuperação, muitos programas oferecem terapia individual e terapia familiar como parte do processo de tratamento. Alguns programas podem oferecer para os dependentes recursos vitais da comunidade como a assistência legal, treinamento de trabalho, creche e aulas para pais.

A oferta dos conhecimentos sobre os perigos do uso do álcool e  uma vida sadia e prazerosa são os elementos principais para garantir a redução dos problemas causados pelas drogas a níveis psíquico e biológico e social.

 Se você tem problemas com álcool, não prometa nada a ninguém, lute para não beber o primeiro gole, mantenha-se,sóbrio,Só por Hoje, um dia de cada vez,não procure uma formula salvadora e principalmente não torque uma bebida por outra que você ache menos severa,não tenha inveja de quem pode beber ser ter problemas, cada pessoas é única .

Uma vez alcoólico sempre alcoólico. Se evitar o primeiro gole sua vida se torna mais feliz.
Então se você decidiu para de beber, persista, não desista! Uma decisão certa pode transformar positivamente sua vida e a de sua família.

No comments:

Post a Comment