Monday, May 6, 2013

Alcoolismo - "A partir deste ano novo não bebo mais!"



                                           


    O início de ano é um momento muito propício para a tomada de decisões. Novas oportunidades para todos faz com que a maioria das pessoas façam planos de mudanças de velhos hábitos e comportamento. É nessa hora que se houve aquela frase: "A partir desse ano não BEBO MAIS!" É assim que se descobre que deixar de lado a bebida alcoólica não é tão simples!
    Sabemos que o álcool é disparado a droga que mais prejuízo tem causado à sociedade, seja na dimensão social ou na saúde publica, criando consequências irreparáveis de modo geral. Aí fica uma pergunta. Porque ela causa tantos danos? Eu, particularmente, penso que é devido ser uma droga lícita, e porém, transformou-se numa droga social, que muitos iniciam-se em idade precoce. Por ser também uma droga lícita, torna-se impossível o controle, a fiscalização e, por fim, a aplicação da Lei.
    A palavra alcoolismo é conhecida de todos. São poucos, porém, que sabem exatamente o seu significado. Portanto, vamos lá.
   O alcoolismo, também conhecido como "síndrome da dependência do álcool", é uma doença caracterizada pelos seguintes elementos:
Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber;
Perda de controle: a inabilidade frequente de parar de beber, uma vez que a pessoa já começou;
Dependência física: a ocorrência de sintomas de abstinência, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se pára de beber após um período bebendo muito. Tais sintomas são aliviados bebendo álcool ou tomando outra droga sedativa;
Tolerância: a necessidade de aumentar a quantidade de álcool para sentir-se "alto".
    A natureza do tratamento dependente da gravidade do alcoolismo do individuo e dos recurso disponíveis na comunidade. O tratamento pode incluir a desintoxicação (o processo de retirar o álcool do sistema de uma pessoa com segurança); tomar medicamentos receitados pelo médico para ajudar a evitar o retorno à bebida, uma vez que já parou; psicoterapia individual e/ou em família.
    Há tipos de tratamentos promissores que ensinam a recuperar dependentes de álcool e a identificar sentimentos que levam à necessidade de beber e descobrir novas maneiras de lidar com a ausência do álcool. Quaisquer destes tratamentos podem ocorrer tanto em um hospital, como em sua própria residência (o paciente fica em sua casa e vai às consultas, nos dias determinados).
    O envolvimento com a família é importante para a recuperação, muitos programas oferecem terapia individual e terapia familiar como parte do processo de tratamento. Alguns programas podem oferecer para os dependentes recursos vitais da comunidade como a assistência legal, treinamento de trabalho, creche e aulas para pais.
    A oferta dos conhecimentos sobre os perigos do uso de álcool e uma vida sadia e prazerosa são os elementos principais para garantir a redução dos problemas causados pelas drogas a níveis psíquicos e biológicos e sociais.
    Se você tem problemas com álcool,não prometa nada a ninguém, lute para não beber o primeiro gole, mantenha-se sóbrio, Só por Hoje, um dia de cada vez, não procure uma fórmula salvadora e principalmente não troque uma bebida por outra que você ache menos severa, não tenha inveja de quem pode beber sem ter problemas, cada pessoa é única.
   Uma vez alcoólico sempre alcoólico. Se evitar o primeiro gole sua vida se torna feliz.
    Então, se você decidiu parar de beber, persista, não desista! Uma decisão certa pode transformar positivamente sua vida e a de sua família.

Dúvidas sobre alcoolismo:
elizianerosa.psicoterapeuta@gmail.com


Eliziane Rosa







Publicado no jornal Bahia Norte - nº30, janeiro de 2010

No comments:

Post a Comment