Monday, May 6, 2013

Para receber presente, tem que estar presente!



Inspirado na criação do Dia dos Pais americano, em 1953, o publicitário Sylvio Bhering propôs a comemoração da data no Brasil. Foto: Shutterstock
      Chegou a hora dos "shoppings centers" estarem cheios, das mídias passarem comerciais com pais e filhos se abraçando, das escolas realizarem festinhas e tudo mais que um pai tem direito de receber no dia escolhido para homenageá-lo. E aonde estão os pais?
    O pai moderno, muitas vezes angustiado, passa a vida inteira correndo como um louco em busca do futuro, esquecendo-se do presente. Muitos, em busca da sobrevivência e outros em busca de casas, apartamentos, sítios, casas de praia, automóveis do ano. Tudo isso custou dias, semanas, meses e anos de luta. Mas ele está sedimentando o futuro de sua família. Se partir de repente, já cumpriu sua missão e não vai deixá-la desamparada... E os filhos, aqueles que colocou no mundo, a quem deve dedicar o melhor do seu tempo?
     Os filhos, novos demais, não estão interessados em propriedades e no aumento da renda. Eles só querem ter um pai para conviver, dialogar e brincar. Os anos passam, as crianças crescem, e o pai nem percebeu, porque se entregou de tal forma à construção do futuro, que nem participou de suas pequenas alegrias. Há órfãos de pais vivos porque estão entregues - o pai, para um lado, e a mãe, para outro, e a família desintegrada. Sem amor, sem diálogo, sem convivência que solidificam a fraternidade entre irmãos, abrindo o caminho do coração, eliminando problemas e resolvendo as coisas na base do entendimento.

      Ser pai hoje é talvez mais difícil do que foi ontem. Porém, o Ser-Pai exige uma profunda preocupação no que se refere ao desenvolvimento dos filhos, principalmente porque as estatísticas da violência, do vício e do tráfico estão aumentando nas grandes cidades. Para reduzir esses riscos, no entanto, é fato que a efetiva presença dos pais, no realizar a sua função paterna, dentro da vida de uma criança a faz se sentir amparada, recebendo afeto e tendo suas necessidades básicas garantidas, fará com que cresçam de maneira saudável e  feliz longe de engrossar essas estatísticas.

      PARA RECEBER PRESENTE, TEM QUE ESTAR PRESENTE, na vida dos filhos, orientando e compreendendo, sem tanto julgamento. O amor que um filho tem por um pai que é presente na sua vida, é uma riqueza de valor inestimável.
          Eu quero ter por muitos anos o "presente" ter o meu pai presente na minha vida!

Eliziane Rosa




Publicado no jornal Bahia Norte - nº 25, agosto de 2009

No comments:

Post a Comment