Monday, May 6, 2013

Prevenção ao uso indevido de drogas

"Não apenas filhos de lares desestruturados consomem drogas. Os nascidos em boas famílias nas quais nunca faltou amor também o fazem."

Drogas : Classificação e efeitos no organismo
O que é droga?
Droga, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

Uma droga não é por si só boa ou má. Existem substâncias que são usadas com a finalidade de produzir efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, e são consideradas medicamentos. Mas também existem substâncias que provocam malefícios à saúde, os venenos ou tóxicos. É interessante que a mesma substancia pode funcionar como medicamento em algumas situações e como tóxico em outras.
As drogas são capazes de alterar o funcionamento cerebral, causando modificações no estado mental, no psiquismo. Por esta razão, são chamadas drogas psicotrópicas, conhecidas também como substâncias psicoativas.

A lista de substâncias na Classificação Internacional de Doenças, 10º Revisão (CID-10), em seu capitulo V (Transtornos Mentais e de Comportamento), Inclui:

· Álcool;
· Opióides (morfina, heroína, codeína, diversas substancias sintéticas);
· Canabinóides (maconha)
· Sedativo ou hipnóticos (barbitúricos, benzodiazepínicos);
· Cocaína;
· Outros estimulantes (como anfetaminas e substancias relacionadas à cafeína)
· Alucinógenos;
· Tabaco;
· Solventes voláteis.

Por que as pessoas usam drogas:
  • Curiosidade
  • Aventura
  • Prazer
  • Desinformação
  • Baixa autoestima
  • Falta de Maturidade

No comments:

Post a Comment