Monday, May 6, 2013

Depressão sazonal - Jornal Bahia Norte

O termo sazonal refere-se às estações do ano e suas mudanças. A primavera inicia o ciclo do sol: cores e calor, trazendo alegria fecundidade e vida; o verão explode em vitalidade, convidando a festejar os longos dias ensolarados, quentes e cheios de energia; a maturidade morna do outono traz lassidão, uma prévia para os dias com pouca luz e longas noites do inverno. 

Quando a estação mais fria chega, com baixa temperatura e luminosidade, algumas pessoas sofrem interferências no sono, apetite, energia e humor. Se estas alterações ocorrem em escalas pequenas ou médias, não é necessária uma interferência médica. Mas quando chegam a ser fortes o bastante para intervir na vida diária, podem indicar sintomas de Depressão Sazonal. 


Este tipo de alteração emocional pode ocorrer a qualquer idade, sendo mais frequente na faixa entre vinte e quarenta anos, provocando mudanças de hábitos em áreas como, sono: as pessoas dormem mais, porém se sentem cansadas e tem dificuldade para acordar; alimentação: aumento de apetite, fome de carboidratos e “fast food”, com consequente aumento de peso; energia e motivação: dificuldade de concentração, fadiga, falta de motivação, isolamento social e diminuição do impulso sexual; humor: irritabilidade ou apatia, baixa autoestima, sensação de depressão, tristeza e até ideias suicidas; em algumas mulheres ainda pode causar o aumento de intensidade da TPM. 


Pesquisadores acreditam que a falta de exposição a luzes fortes pode provocar mudanças bioquímicas no organismo. Assim, pessoas confinadas a escritórios com pouca luz natural ou fechadas em casa por longas doenças ou limitações físicas, podem sofrer este tipo de depressão, cuja terapia, devidamente orientada por pessoas capacitadas é a fototerapia: exposição à luz do sol de forma controlada, onde a penetração da luz deve ser feita pelos olhos, pois a luz, entrando nos olhos, manda sinais para o cérebro, para que vejamos o mundo. Por isso é tão importante enxergar a vida com todos os tons e nuances que a luz oferece, sem deixar espaço para que a depressão faça sombras. 

Publicado no Jornal Bahia Norte

No comments:

Post a Comment