Monday, May 6, 2013

Fases da Depressão


                                                       

    Tristezas, sentimentos negativos, alterações no funcionamento corporal, dores, enjoos, desânimo, falta de energia, dificuldade de concentração. Estes são sintomas que caracterizam a depressão, doença responsável pela maioria dos casos de afastamento do trabalho, à frente do câncer e das doenças cardíacas.
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 121 milhões de pessoas sofram com a depressão. Só no Brasil, o número chega aos 17 milhões. Mas o que é depressão? Quando pode ser considerada uma doença? É possível analisá-la de forma positiva?
    Além dos sintomas apresentados anteriormente, sensações de desconfortos, taquicardia, constipação, dores de cabeça, também são comuns. Muitos procuram encontrar explicações para o quadro; julgam ser um problema passageiro. Contudo, tomados em conjunto, estes sinais não podem ser ignorados. A depressão pode estar instalada.
    Sem dúvida, o quadro depressivo traz danos reais e muito sofrimento. A melancolia anda de mãos dadas com a depressão. Contudo, quem é capaz de preservar a capacidade de reflexão durante essa fase, pode se tornar mais consciente da própria realidade. Alguns autores da psicologia transpessoal, como Estanislav Grof, defendem que esse desgaste faz com que possamos avaliar atitudes e sentimentos, trazendo um novo sentimento e compreensão à vida.
    Os profissionais de saúde mental, considerando essa tristeza sob a ótica do crescimento do ser humano, da alma ou do espírito, podem trabalhar para que seus pacientes avaliem essa dor e sofrimento de forma que alcancem a superação e redirecionem sua vida. É importante que levem em consideração o ser humano em sua totalidade, analisando a sua história de vida e compreendendo o seu sofrimento, sem minimizá-lo. O apoio da família também é essencial para que o indivíduo realize aos poucos transformações e novas avaliações do seu cotidiano.
    Impulsionar as mudanças sem sufocar as emoções ou embotar os sentimentos, nos traz a uma nova realidade, um processo de autoconhecimento.

Eliziane Rosa



Publicado no jornal Bahia Norte - nº 39, outubro de 2010

No comments:

Post a Comment