Monday, May 6, 2013

Ecologia: Consciência ou Modismo?




    Nossas crianças estão sendo educadas para um novo conceito de vida?
    Tenho escutado quase que diariamente, frases da minha filha Beatriz que tem 8 anos: "mãe, cuidado, você vai acabar com a água do planeta!" ou "você sabia que este copo pode ser reciclado três vezes?" referindo-se a sinalização que encontra-se no verso. Observando ela e as outras crianças que fazem parte da minha rotina, o assunto ecologia e preservação do meio ambiente vem se tornando algo comum na forma de se comunicar e de interagir com a sociedade; então comecei a refletir sobre esses assuntos e me ocorreu a seguinte questão: Será consciência ou modismo, a ecologia para esta geração que está se formando?
    Temos em casa agentes mirins, todos prontos a nos doutrinar sobre o lixo, a água e os animais indefesos. Eles coletam e separam as garrafas pet, os sacos plásticos e realmente nos ensinam muito. Escutei um dia, em uma famosa lanchonete a seguinte frase: "veja pai, o saco é de papel reciclado!" e pensei comigo "... mas o brinde é um boneco de plástico; o que aconteceria com aquele garoto se ele levasse para casa uma muda de planta?"

    A consciência é a capacidade de captar o ambiente de forma lúcida e de expressar um aprendizado, algo integrado à realidade; sendo assim, é por meio do aprendizado e do conhecimento vivencial de cada um que ela se forma. Ao tomar consciência de algo, não se continua no erro, sendo capaz de reproduzir esse comportamento positivo - no caso, a preservação da natureza, é muito mais do que reproduzi-lo, propiciar uma construção de reflexões no meio social que ela frequenta. É ter opinião própria e agir de forma coerente à mesma. Será que é isto que vem sendo repassado para nossas crianças?
    Sendo o ser humano também uma parte do ecossistema, parte esta bem importante, porque não se ouve falar na preservação desta espécie que tanto vem sendo violentada, agredida e muitas vezes aniquilada em seu próprio habitat? O número de projetos sociais e ecológicos precisa crescer na mesma proporção que o da preservação dos animais e vegeteis!
    Acompanhar um modismo é fazer um estilo, reproduzir algo para ser parte e não fazer parte, é não ter opinião própria e seguir o que a "galera" faz, só para não ficar de fora do grupo social, para não ser extinto, numa sociedade que de tão ecologicamente correta pode acabar aniquilando os que não aderirem.
    Pensar no planeta é de grande importância, mas sem deixar nenhum ser vivo de fora!

Eliziane Rosa





Publicado no jornal Bahia Norte - nº 21, abril de 2009

No comments:

Post a Comment