Monday, May 6, 2013

O stress da Volta às Aulas

                                             

    O ano letivo começou. Para muitas crianças isso não é motivo de alegria, afinal, acabou a folga. Para pais e professores, este é um momento de questionamentos sobre o desempenho futuro dos filhos na escola: será que darão o mesmo trabalho?
    Recomeçar as atividades escolares e retornar a rotina depois das férias traz toda uma realidade de afazeres, além do fim das férias. É um assunto a ser bem dialogado e para ser visto como uma coisa boa e não como um martírio. Todos temos direitos e deveres e este é um aprendizado saudável e necessário ao crescimento.
    Com a pressão e a insegurança dos familiares e tutores, problemas emocionais aparecem e podem causar uma desordem psíquica, ou seja, sentimentos negativos que precisam ser tratados quanto antes. A presença constante dos pais na vida escolar é um dos aspectos de fundamental importância para que os problemas sejam resolvidos com serenidade durante o curso do ano.
    Muitas vezes, a razão dessa dificuldade de aprendizado não está na escola. Crianças e adolescentes também sofrem quando tem perdas familiares, passam por mudanças de escola ou cidade, enfrentam a separação dos pais ou sofrem pressão excessiva para obter melhores desempenhos na escola ou esporte. Elas passam a apresentar sintomas psicológicos e físicos, entre eles, ansiedade, impaciência, medo excessivo, agressividade, desobediência, enurese (micção noturna) ou diarreia, dor de cabeça, tensão muscular e falta de apetite, ter o sistema imunológico afetado, entre outras situações.
    Quando algumas mudanças de comportamento são notadas rapidamente, e a criança ou adolescente recebe um acolhimento que a faça ser melhor compreendida, ela consegue ter sucesso e sentir-se feliz.

Fique atento a estes sintomas:

Falta de confiança - Diante de um obstáculo, a criança vacila e não se vê capacitada para vencê-lo. O tempo todo demonstra-se insegura, sentindo-se inferior aos seus coleguinhas. É mais um problema que afeta a vida escolar, familiar e social e merece ser tratado o quanto antes.

Dificuldades de concentração - Outra quixa comum de pais e professores. Problemas de foco trazem impactos consideráveis na vida escolar. Porém, afetam, ainda, a vida social e os relacionamentos afetivos.

Indisciplina - Diante disso, ela fica ou tímida demais ou descomedido. Porém, ainda, tornam-se inquietos, agitados e barulhentos. Outras sofrem com baixa auto-estima e também sai do contexto escolar para o social.


Eliziane Rosa






 Publicado no jornal Bahia Norte - Ano IV, nº 43

No comments:

Post a Comment