Monday, May 6, 2013

Seja feliz sem medo de ser feliz

                                           

    Na escuta terapêutica ouço pessoas que buscam ser feliz, ter paz e realização pessoal e depois de um período de terapia e outros recursos na busca de se mesmas elas conseguem elaborar projetos com grandes perspectivas de sucesso, mas isso não as deixam felizes, pois o medo, que é o pior conselheiro que o ser humano possa ter, o impede, somos barrados por nós mesmos, na angustia e no pessimismo.
    Algumas pessoas temem que um projeto seu, mesmo que embasado em sua competência, "não dê certo". Mas, com frequência, quando indagadas "e se der certo?", notamos embaraço e surpresa. Parecem entrar na situação "para não dar certo". Tudo foi planejado corretamente, com detalhes, mas, na hora H... algo ocorreu e tudo deu errado! E, muitas vezes, por um ato que ela avalia como "involuntário" ou casual.
    Estas pessoas parecem ter sido "programadas", modeladas pela educação para "darem errado". Não se sentem merecedoras da felicidade. Sua baixa auto-estima faz com que, embora conscientemente aspirem felicidade, inconscientemente sabotem seus mais sinceros ideais. E, quanto mais baixa a auto-estima, menor será a capacidade de se sentirem merecedoras do sucesso. Quando começam um projeto não se preparam para vencer, mas para serem vitimas perdedoras. Quando há um conflito entre um conteúdo inconsciente e uma vontade consciente... vence o lado inconsciente.
    Ser feliz parece proibido para as pessoas de baixa auto-estima. A felicidade parece incomodar, gerar ansiedade e desconforto. Parece evocar ecos do passado que dizem "não mereço ser feliz". Muitas vezes ocorrem culpa e sensação de inferioridade. Diante da eminência do sucesso é como se a pessoa se sentisse um impostor, passível de ser descoberto a qualquer momento. A falta de coragem de assumir a felicidade faz com que, ao invés de questionar essas vozes destrutivas num diálogo interno, acreditem piamente nela e a obedeçam...
    Na base está a baixa auto-estima. A sensação de que seu destino não é ser feliz. Um sentimento de culpa baseado em crenças errôneas acerca de se mesmo, do ambiente e do futuro. Pessoas com baixa auto-estima se condenam com a autopunição e provocam o insucesso e sua ocorrência reforça as crenças subjacentes de incapacidade. A profecia inconsciente se realiza. Diferentemente, pessoas com auto-estima adequado perseveram, tomando o insucesso como oportunidade de aprendizado, e aumentam as chances de vitória.
    Se tais crenças não forem modificadas as profecias continuarão ocorrendo. Sem um trabalho terapêutico que modifique essas crenças o futuro continuará sendo em função do passado. Baseados na sensação de incapacidade anterior, novos fracos, garante grande parte do sucesso.

Eliziane Rosa

No comments:

Post a Comment