Monday, May 6, 2013

TERAPIA PARA TODOS – UM DIREITO PARA A SOCIEDADE ATUAL

A nossa sociedade está repleta de sofrimentos, problemas sociais que geram reflexos psíquicos, como as drogas de destroem famílias inteiras e a violência, dentre outras. Nunca se ouviu falar tanto de depressão, síndrome do pânico e tantas outras causas de sofrimento psíquicos que o Ser Humano vem vivenciando com tanta intensidade. O Terapeuta hoje se faz presente auxiliando, orientando e apoiando pessoas de todas as classes sócias pois o sofrimento psíquico e democrático em sua totalidade pois alcança os grandes edifícios e suas coberturas tanto quanto os bairros populares. 
    O Psicólogo e Terapeuta Transpessoal, Mario Risso, residente na Bahia há 23 anos e o empreendedor que fundou O GRUPO OMEGA DE ESTUDOS HOLÍSTICOS E TRANSPESSOAIS que é uma instituição que vêm trabalhando há mais de doze anos num projeto de vanguarda, cooperando com a evolução da consciência individual e comunitária, através sobretudo da formação de terapeutas transpessoais competentes, comprometidos com a promoção da saúde integral da comunidade.
    Vem sendo realizados desde 2002 atendimentos a crianças de 03 a 14 anos. Este trabalho de integração social das crianças que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e de comportamento visa ajudá-las a resolvê-los, melhorando sua altoestima, segurança e confiança em si próprios. Utilizou-se técnicas que vão desde a escuta e observação, até a cromoterapia, cromopuntura, mandalas, visualização criativa, afirmação positiva e Florais de Saint Germain. Tudo com muita responsabilidade e principalmente, amor pelas crianças.


De forma esclarecedora o Docente e Terapeuta, Mario Risso nos fala sobre a Terapia Traspessoal e sobre Grupo Omega.





A terapeuta Eliziane Rosa entrevista o diretor do Grupo Omega de Estudos Holísticos e Transpessoais 

O QUE É A PSICOTERAPIA TRANSPESSOAL?

Eli.: Por favor, defina o que é um Terapeuta Transpessoal?
Mario Risso.:  O terapeuta é apenas um canal facilitador, um acompanhante, um companheiro de viajem para que por meio da terapia transpessoal tudo que está ao mesmo tempo “entre”, “através” e “além” do pessoal, do nosso ego possa vir para a consciência e esclarecer o nosso entendimento

Os estados transpessoais da consciência são essenciais para o livre fluxo de energia do Ser humano. As técnicas terapêuticas propriciam ao cliente que faça seu processo de auto-cura, encontrando seu caminho pessoal.

Dentro da terapia transpessoal são utilizados estudos da psicologia, das tradições filosóficas e sagradas do Oriente e do Ocidente, assim como da biologia e da física contemporânea.


E.:  Qual a origem do termo transpessoal? 
M.R.: O termo foi adotado depois de intensas e longas deliberações e hoje é reconhecido mundialmente como o mais apropriado para referir-se a todas as experiências que exigem ampliar a nossa identidade para muito além da individualidade. Definitivamente não é um novo modelo da personalidade, já que esta só é um pequeno aspecto da nossa natureza; é muito mais uma indagação sobre a natureza da Essência do Ser.

E.:  Quando e como surgiu esta nova e mais recente Força em Psicologia?
M.R.:  Surgiu quando os psicólogos ocidentais nos anos 60 começaram a viajar pelo mundo e a descobrir que todos os povos tinham mais ou menos as mesmas divindades e mitos sobre a criação da vida e simplesmente davam a eles diferentes nomes. No final dos anos 60 os maiores expoentes da psicologia do mundo compreenderam que não podia existir uma psicologia que negasse por completo a dimensão espiritual do ser humano, nem desconsiderar a inseparável interelação entre corpo, mente e Espírito.

E.: Sim, mas qual é o campo de ação, de que se ocupa a Terapia Transpessoal?
M.R.: Ela não só se ocupa da compreensão do que Maslow falou sobre as experiências de “pico” ou “cume”, que se caracterizam por um estado expandido de consciência, como amplia o leque para se ocupar de todas as ditas “patologias”, psicoses esquizofrênicas, as neuroses comuns a todos nós, e, sobretudo se ocupa do grande mal da nossa época que é a “Normose”, que significa a adaptação patológica e alienada a uma sociedade doente e consumista, como é o caso da nossa, dentre outras.

E.: Quais são os métodos terapêuticos que esta nova terapia utiliza?
M.R.: Tudo o que de bom as outras escolas trouxeram, desde os brilhantes achados da psicanálise, seguindo pela terapia cognitivo comportamental, pelas grandes técnicas humanistas que nomearemos só algumas delas; a Gestalterapia ; o Psicodrama ; a Bionergética ; a Analise Transacional; o Renascimento , dentre outras; para chegar as técnicas transpessoais propriamente ditas: A Respiração Holotrópica de Stan Grof; a Visualização Criativa de Shakti Gawain; a Meditação Transcendental de Deepak Chopra; o Processo de Memória Profunda de Roger Woolger, Brian Weiss e Edith Fiori e muitos outros; os conceitos de Healing e a cura através da transmissão de energia de Barbara Brennan; os grandes aportes para a individuação dos neo-junguianos; a Aura Soma de Vicky Wall; dentre inúmeros outros.

E.: Qual é o papel do terapeuta transpessoal?
M.R.: Para dar alguns exemplos: ajudar a pessoa que se desconectou da sua Fonte Interior e se deprimiu a compreender que não é suficiente limitar-se a só tomar um antidepressivo, e sim a reconectar-se com a beleza e a perfeição da Vida e reencontrar o caminho da alegria de viver.
No caso dos “normóticos” que são a grande maioria, ajudá-los a compreender que vivem uma vida pequena, pseudoadaptada socialmente e muito aquém das suas potencialidades, o que quase sempre termina conduzindo-os a graves desordens psicossomáticas, e ampliar a sua capacidade de auto realização.
O terapeuta transpessoal, tem também a função de apoiar o cliente na transição de um estado de consciência egocêntrico para uma consciência que envolva a sua comunidade social e planetária. 

E.: Há quarenta anos os temas transpessoais eram tratados como místicos, mágicos e esotéricos. Hoje são discutidos em teses doutorais das grandes Universidades do mundo. O que ocorreu?
M.R.: Primeiro, houve um avanço científico e tecnológico exponencial, e grande parte do que se descobriu em Física, Biologia e Psicologia confirmam plenamente as teses da Transpessoal. Isto quer dizer que o Universo todo é um ser vivo em expansão, infinitamente interligado em múltiplas dimensões. 
Segundo ponto: estudou-se muito nesses últimos quarenta anos a mitologia comparada dos diversos povos da Terra. Os antropólogos comprovaram que todas as culturas, especialmente as que se tornaram berço das grandes civilizações, possuem mitos semelhantes da Origem da Vida. A ciência ocidental deste fim de século conseguiu o feito ímpar de demonstrar cientificamente o que os mestres, sábios e iluminados, de todas as grandes tradições de conhecimento sempre souberam. 

No comments:

Post a Comment