Monday, May 6, 2013

Exploração sexual, aqui, não é turismo... É CRIME!


             

Sol e praia, cenário típico do verão baiano que atraí muitos turistas. Intensificado pelo carnaval, o turismo movimenta a economia, gera empregos e renda e ao mesmo tempo provoca uma preocupação especial: a intensificação do turismo sexual.
            Conceitualmente o turismo sexual é a exploração sexual de crianças, adolescentes e até adultas por visitantes de países estrangeiros ou turistas do próprio país, normalmente com o envolvimento, cumplicidade ou omissão de estabelecimentos comerciais de diversos tipos. Preferindo menores de idade, esse comércio também alicia homens possuindo, atualmente, uma menor frequência nesses casos.
O mercado sexual é, depois do tráfico de drogas, o crime mais lucrativo no mundo. O ir e vir de turistas com este objetivo despontou entre as décadas de 1980 e 1990, tornando-se um dos principais destinos de turismo sexual do continente americano juntamente com México e Cuba. Para o Ministério do Turismo do governo brasileiro, o turismo sexual no país não está ligado somente às rotas marítimas, pois já se tornou uma atividade espalhada por todas as regiões do Brasil.
O assunto que deve ser tratado com seriedade, movimenta instituições como o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan/ CEDECA-Ba, que tem como missão  enfrentar todas as formas e manifestações de violência contra a criança e o adolescente, sobretudo contra a vida e a integridade física e psicológica. Programas como o Sentinela também atuam nesta área, sendo composto por um conjunto de ações de assistência social, de natureza especializada, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, que busca garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente.
           Não obstante, A SOCIEDADE TEM PAPEL FUNDAMENTAL NO COMBATE A ESSE TIPO DE CRIME. Diga não a quem oferecer ou procurar. Transforme Vidas!

Ligue, denuncie, participe. Disque 100 ou entre em contato com alguma das instituições abaixo.

Disque Denuncia Bahia:
Capital - (71)3235-0000
Interior - 181

VIVER - Serviço de atenção a pessoas em situação de violência sexual:
End: Institutu Médico Legal Nina Rodrigues - IMLNR ( Av. Centenário, s/n)
Tel: IMLNR - (71) 3324-1508 Fax: 3324-1511
Atendimento 24h
Unidade ligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado da  Bahia, instalado no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues - IMLNR. Objetiva reduzir, através de atendimento especializado médico e psicossocial, os efeitos da agressão sofrida pelas vítimas de violência sexual. Com equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, ginecologistas, auxiliares de enfermagem e enfermeiras, realiza atendimento médico imediato aos problemas clínicos gerados pela violência sexual, atendimento terapêutico individual e em grupo e atendimento e acompanhamento social às pessoas em situação de violência sexual e suas famílias.

CEDECA - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente
End:R. Conceição da Praia, 32 - Comércio - Salvador-BA,  CEP: 40.015-250
Tel/Fax: (71) 3326-9878
E-mail: webmaster@violenciasexual.org.br
Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 12:00 h e das 14:00 às 18:00 h

Centro de Referência Sentinela: 
End: Av. Mario Leal Ferreira, s/n - Bonocô - Salvador-BA
Tel: (71)3382-3884
E-mail:sentinela@pms.ba.gov.br

Centro Projeto AXÉ
End: R. Professor Lemos de Brito, 184 - Morro do Gavaza - Barra - Salvador-BA
Tel: (71) 3331-6077/3331-7619
E-mail: axé@zumbi.ongba.org.br

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
End: Pça. Tupinambá, Av. Contorno, 22 - 2º Andar - Prédio da Setha - Salvador-BA
Tel: (71) 32421448

Procuradoria Especializada da Criança e do Adolescente
End: Av. Joana Angélica s/n - Convento da Lapa - Salvador-BA
Tel: (71) 3321-3915

Comissão do Menor da OAB
End: 2º Andar do Fórum Rui Barbosa - Campo da Pólvora - Salvador-BA
Tel: (71) 3243-8940

DAI - Delegacia do Adolescente Infrator
End: R. Agripino Dórea, 26 - Pitangueras - Brotas - Salvado-BA
Tel: (71) 3244-4363

No comments:

Post a Comment