Monday, May 6, 2013

BIOENERGÉTICA




Bioenergética  trabalha com as energias da vida. No Universo, tudo é constituído de energia, e no Homem esse elemento está profundamente ligado à respiração, que por sua vez está conectada com os processos que envolvem os movimentos da nossa musculatura. O ato de respirar é o mais importante e essencial para a manifestação da vida no ser humano. Logo ao nascer ele já se expressa no mundo através da respiração, ativando todo o funcionamento do seu corpo. 

Tudo que envolve a energia corporal se reflete na mente, da mesma maneira que mobiliza o
s eventos que ocorrem no organismo físico. Assim, as emoções incidem diretamente na forma como respiramos. Cada uma produz um tipo de respiração diferente, e nos condicionamos desde a infância a reprimir nossos sentimentos diante das ameaças externas ou do que esperam de nós. Desta forma, tensionamos os músculos e deixamos de nos expressar espontaneamente. Quando crescemos, incorporamos esse tipo de comportamento e passamos a dissimular o que sentimos. 

A bioenergética é uma terapia que permite ao Homem reconectar-se com seu corpo, aproveitando ao máximo seu potencial. Ao se reencontrar consigo mesmo, nesta jornada de autoconhecimento, o indivíduo atinge o objetivo almejado, ou seja, ele liberta suas tensões agudas, permanentes, bem como suas emoções, sentimentos contidos, formas cristalizadas de ver o mundo, além de impulsionar o movimento imprescindível para a vida. 

Na prática da bioenergética, o sujeito aprende a expressar o que sente através da respiração. Ao fortalecer, por exemplo, a respiração, os músculos se contraem, movimento condicionado que se manifesta na tentativa de conter um sentimento, do qual se perde o domínio, vindo assim à tona na forma de um pranto, de um grito, um sinal de temor ou uma risada. A seguir, a musculatura se solta, a pessoa respira com calma e ela é inundada por um sentimento de paz. Desta forma, deixando que suas emoções se revelem livremente, o Homem vê atitudes e sentimentos programados serem modificados. 

A bioenergética permite, assim, a compreensão da forma de expressão corporal de cada um, por meio da prática de exercícios que aliam ações corporais, mentais e espirituais, com o objetivo de ajudar as pessoas a liberarem toda sua carga de prazer e alegria reprimida desde cedo. Assim, o ser humano pode finalmente exercitar sua forma de pensar, de agir, de sentir, com plena liberdade, conquistando uma melhor qualidade vital, mais sensibilidade, discernimento e coragem para lutar pelo que deseja, não pelo que esperam dele. 

A eficácia das sessões de bioenergética depende da melhor comunicação entre o terapeuta e seu cliente. É necessário que este colabore intensamente com o processo, doando de si mesmo nesta terapêutica, pois o profissional pode apenas oferecer a ele um procedimento técnico, no qual é imprescindível a sua participação ativa. O terapeuta abordará a pessoa em tratamento com toques, massagens, exercícios direcionados para o stress muscular, alongamento e manifestação das emoções. Esta intervenção é progressiva, evoluindo à medida que o sujeito liberar suas energias

No comments:

Post a Comment